Xfinity Chase: essa Novidade

Comments: 1 Comment
Upper page: [A Temporada]

» Novo Chase:

Modelo do Chase for Xfinity Series de 2016
Modelo do Chase for Xfinity Series de 2016

A Nascar decidiu, baseado nas reações positivas ao novo formato do Chase da Sprint Cup, implementado em 2014 e mantido em 2015, expandir esse método de “play-offs” também para a Xfinity Series.

A se destacar que o novo Chase da Xfinity Series, é bastante similar ao da categoria principal, com apenas algumas – poucas – modificações. E como ao Chase da Sprint Cup a fase inicial – ou pré-Chase – também será disputada em 26 etapas.

Apenas quando o Chase da Xfinity começar é que as poucas diferenças se farão presentes. Veja agora um resumo das novas regras do Chase da Xfinity.

—- Regras do Chase da Xfinity Series ———————–

Um total de doze pilotos começarão a disputa final do Chase da Xfinity Series, a partir da 27ª etapa, prosseguindo até a 33ª e última etapa da temporada. E os elegíveis começam pelos vencedores de pelo menos uma das provas da fase inicial (as primeiras 26 etapas), desde que esteja classificado na pontuação até o 30º colocado.

Também se um piloto vencer pelo menos dois eventos do Dash4 Cash estará garantido no Chase.

Se houver mais de 12 pilotos vencedores, o desempate será pelo número de vitórias; permanecendo empate a decisão será pela pontuação no campeonato de pilotos.

No caso improvável de que o líder no campeonato, após a 26ª etapa, não tenha vencido nenhuma prova no ano, então ele ficará com a 12ª e última colocação para a disputa do Chase.

Caso houver menos de 12 vencedores – o que as estatísticas mostram ser totalmente esperado nas temporadas da Xfinity Series – a classificação da temporada regular valerá para definir as vagas restantes nestas posições. Se este Chase tivesse sido implementado em 2015, apenas quatro pilotos teriam entrado por este critério, pois os outros dez vencedores daquele ano não pontuavam na categoria.

A chegada a esta fase garante que os pilotos alcancem uma pontuação de 2000 pontos mais 3 pontos por vitória (mesmo valor válido para a Sprint Cup) e portanto não possam ser mais alcançados pelos demais concorrentes.

Além disso os eleitos terão que ter participado de todas as 26 etapas – embora a comissão da Nascar possa relevar se for o caso de força maior, tipo acidente ou doença do piloto.

Para as sete etapas finais, o novo Chase será dividido em três rodadas – cada uma delas composta por três provas em fins de semana consecutivos, e a grande final. Ao final de cada rodada tripla haverá o descarte dos quatro piores pilotos do Chase, excetuados os pilotos que vencerem alguma dessas provas.

Quem passar para a segunda rodada (que a Nascar denomina de Round of 8, em oposição à primeira fase, chamada de Round of 12) passará a contar com 3000 pontos (e agora sem adicionar nenhum bônus por vitória). Assim quem vencer uma das três provas da primeira rodada do Chase (a Round of 12), já garante a subida à segunda rodada, independentemente de seus resultados nas outras duas provas.

Quem passar para a rodada final (a Championship 4) passará a contar com 4000 pontos. Nessa última prova da temporada, apenas quatro pilotos sobraram no Chase, e a definição do título será entre quem chegar mais a frente, em sua classificação, sem qualquer tipo de bônus, mesmo por voltas lideradas

Importante ressaltar que não valem mais os pontos, nem os bônus, anteriores. Simplesmente o campeão será aquele – dos quatro ainda na disputa – que chegar mais à frente ao final da prova. Isto é, quem tiver mais pontos após a prova final, onde os quatro começam com os 4.000 pontos já citados. Nessa corrida específica, não serão aceitos nenhum piloto que não dispute a categoria (assim os pilotos da Sprint Cup ficarão impedidos de participar desta prova final).

Para os pilotos que vão sendo eliminados conforme as regras das rodadas, os pontos são resetados para 2000 ao final da conclusão da respectiva bateria que deixou o competidor de fora do restante do campeonato, mantendo os pontos pelas etapas do Chase – assim como os pontos de bonificação pelas vitórias conquistadas na fase pré-Chase. Eles continuam a pontuar normalmente nas corridas restantes, mas sem novos ajustes.

Assim, a pior posição que um piloto pode terminar no campeonato, é a de 12º colocado, mesmo que ele saia da disputa logo na primeira fase -o Round of 12.

 

—- As etapas do Chase da Xfinity Series ———————–

As etapas que comporão o Chase da Xfinity Series serão as seguintes:

Round of 12: Kentucky, Dover e Charlotte

Round of 8: Kansas, Texas e Phoenix

Championship 4: Homestead

 

Confira todo o esquema do Chase da Xfinity Series no Infográfico abaixo:

— FJPB —

Share this
1 Comment - Leave a comment
  1. [...] Xfinity Chase: Conheça a novidade [...]

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Welcome , today is sexta-feira, 23 de junho de 2017