Brasileiros no Exterior – 2011

Comments: 8 Comments

Em 2011 o Brasil foi representado no exterior por mais de seis dezenas de bons pilotos. Trinta e nove deles disputaram categorias de fórmula, enquanto vinte e três disputaram categorias de turismo.

Entretanto este foi um dos anos mais fracos de vitórias e, principalmente, de campeonatos vencidos por brasileiros no exterior. Isso na verdade comprova a tese de que o fraco desempenho dos nacionais lá fora, com a ajuda inestimável da falta de patrocínio para quem quer disputar esportes motorizados, é um circulo vicioso, que nos leva ao fracasso total na Fórmual 1.

Tanto que apenas três campeões surgiram na temporada 2011. Dois nos carros turismo, com o recém-saído das fraldas, Pietro Fittipaldi, na Late Models Limited (uma sub-sub-divisão da Nascar) e com Patrick Gonçalves, no Mini Challenge Argentina. E um único nos carros de fórmula, com Luis Felipe Nasr, na Fórmula 3 Inglesa.

Mesmo descendo para quem possa ter vencido, nem que fosse uma única vez, numa das provas disputadas no exterior, a safra é muito fraca. Além dos campeões citados, apena mais 12 pilotos tiveram o gostinho de receber a bandeira quadriculada na primeira posição.

Nas tabelas abaixo você encontra a relação completa, indicando a categoria em que cada um está correndo, o número de vitórias conquistadas na temporada e a posição final do piloto no campeonato da categoria.

.
..

..

.

 

Atenção: As tabelas acima, contendo 62 pilotos brasileiros, que correram regularmente no Exterior, estão atualizadas até o dia 31 de dezembro de 2011.

Share this
8 Comments - Leave a comment
  1. Panizo disse:

    Sobre Pietro Fittipaldi consegui falar com ele pelo twiter, graças à ajuda de Christian. Então já consegui o site da categoria, que tem os resultados das corridas e a posição do campeonato. Seu nome já foi incorporado à tabela.

    Sobre brasileiros que correm de moto no exterior, com a ajuda do Alex Barros, ex-piloto da MotoGP, já contatei três brasileiros, e estou compilando os dados para poder publicar nesta tabela.

    Aguardem mais um pouco.

  2. Panizo disse:

    Para o juci de oliveira: nas diversas categorias do SuperBike não tem nenhum brasileiro correndo, ja chequei por lá.
    Vc lembra de alguém?

  3. Panizo disse:

    Sobre brasileiros correndo de moto no Exterior, pesquisamos nas principais (Motovelocidade = MotoGP, Moto2 e 125cc) e SuperBike. Lá não tem nenhum brasileiro.
    Mas estou pesquisando em outras categorias, principalmente na Inglaterra; se achar coloco aqui.
    Novamente, se algum amigo souber de algum nome, mande o link para que pesquisemos com mais detalhes.

  4. Panizo disse:

    Sobre o Pietro Fittipaldi o problema é que não encontrei nenhuma das várias páginas ligadas às categorias de base da Nascar o nome do Pietro – como não posso então checar as informações que aparecem por aí, fico tentando achar – enquanto não puder comprovar não tenho como oficializar no meu site e neste Blog.
    Se alguém souber o link para a página da categoria onde o garoto corre, coloca um post aqui!

  5. juci de oliveira disse:

    gostaria de saber dos brasileios que corre no exterior mas de moto seja ela superbike,superspor,superstock,pelo mundo.

    obrigado juci

  6. danilo disse:

    E o neto do Emerson?

  7. Panizo disse:

    Putz, falha nossa.

    O Victor Guerin realmente disputa a Fórmula 3 Italiana em 2011. Isso até consta no site http://www.pilotosdb.com

    Obrigado pelo toque.

  8. Gabriel Augusto disse:

    Não estaria faltando o Vitor Guerin, acho que está na F3 Italiana?

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Welcome , today is quinta-feira, 17 de agosto de 2017