Categories: Nascar, Nossa Conversa, Turismo
Comments: No Comments
Published on: 28 de fevereiro de 2017

NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing) é uma associação totalmente privada, e que foi criada no ano de 1948, quando Bill France criou a associação dos Stock Cars americanos, para unificar as corridas dispersas, que aconteciam por todo o território americano.

A primeira corrida sancionada pela NASCAR aconteceu em fevereiro de 1948, em Daytona, e foi vencida por Red Byron, piloto de Atlanta. Já em 1949, foi criada a primeira divisão de corridas americana.

Depois dessa primeira temporada a categoria se firmou e disputou uma série ininterrupta de temporadas, que dura até hoje. Mas depois de ser apenas denominada de Nascar Cup (ou Copa Nascar, em português) a organização resolveu vender seu nome para um patrocinador master. Esse patrocínio master dava o direito da empresa patrocinadora colocar seu nome na categoria.

Assim nasceu, em 1972, a primeira de uma série que, em 2017, entrará em sua quarta versão, após o novo contrato da Nascar com a Monster Energy. A série que se denominou então de Nascar Wiston Cup durou nada mais, nada menos, que 32 anos, sendo o nome conhecido até o final da temporada de 2003.

Depois veio a denominação Nascar Nextel Cup que, durando de 2004 à 2007, foi a mais curta da história da Nascar Cup: apenas quatro anos.

Com a Nascar Sprint Cup, a denominação durou até a temporada de 2016, portanto foram nove anos com essa empresa de seguros. A partir de 2017, e por um prazo não informado, a categoria deverá se chamar Nascar Monster Energy Cup, ou mais resumidamente: Nascar Monster Cup.

Para historiar essas Nascar Cup históricas – que já marcaram um total de 45 títulos – montamos as tabelas abaixo. A primeira mostrando todos os campeões da era moderna da Nascar – incluindo seus vice-campeões e mais os terceiros colocados -, separados pelas respectivas denominações oficiais. Já a segunda mostra o total de campeonatos – e também vices e terceiros – que cada um desses pilotos da elite da Nascar acumularam.

Como pode ser constatado nas tabelas abaixo, dois pilotos são os grandes heróis na era moderna da Nascar: Dale Earnhardt Sr e Jimmie Johnson. Cada um deles acumulou sete títulos. Atrás deles, mas bem afastados, se destacam Jeff Gordon e Richard Petty, com quatro títulos cada um.

Digno de nota é que Petty na verdade acumulou sete campeonatos, assim como Earnhardt Sr e Jimmie Johnson, porém três de seus títulos vieram antes do que denominamos era moderna da Nascar.

Logo atrás aparecem Darrell Waltrip, Cale Yarborough e Tony Stewart, com três títulos cada. Terry Labonte é o último dos oito pilotos que venceram pelo menos duas temporadas, como é exatamente o seu caso. Mark Martin  é um caso especial nesse universo, já que por cinco vezes foi o vice-campeão (e por outras quatro finalizou temporadas em terceiro lugar), mas jamais foi campeão. O piloto se retirou das pistas na temporada de 2013, 33 anos depois de sua estreia em 1981.

Nas tabelas abaixo, mostramos um total de 39 pilotos diferentes – o que fecha todas as 45 temporadas disputadas na era moderna da Nascar.

Aprecie:

tabela 1: listagem de todos os campeões (vices e terceiros) na era moderna.

-*-*-*-

tabela 2: total de títulos (vices e terceiros) acumulados pelos pilotos de ponta


PS: contando os três títulos de Richard Petty na fase romântica da Nascar, ele acumulou um total de sete títulos, estando empatado com Dale Earnhardt Sr e Jimmie Johnson.


— FJPB —

Share this
No Comments - Leave a comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisa Especial

Queremos saber sua opinião sobre o site SuperSpeedway. Para isso clique no link abaixo - é rápido, só 7 perguntas...

Pesquisa Especial - clique!

Drops de Notícias
Grupo PYPbr
Últimas Inclusões/Atualizações

Welcome , today is domingo, 20 de agosto de 2017