Categories: Nascar, Turismo
Comments: No Comments
Published on: 28 de novembro de 2016

Finalmente chegamos à última fase eliminatória do Chase da Nascar Sprint Cup de 2016 – é a chamada Eliminator 8. Assim como já tinha acontecido em 2014 e em 2015, neste ano o Chase novamente está sendo disputado em quatro fases, sendo que as três primeiras são compostas por três provas cada uma. Em cada uma dessas fases são eliminados quatro pilotos, e os vitoriosos sempre estão garantidos na próxima etapa.

A partida desta fase de “play-offs” foi no dia 18 de setembro em Chicagoland e a grande final será no dia 20 de novembro em Homestead – Miami.

 

» Entenda as 4 fases:

Começou pela chamada “Challenger 16”, onde os 16 Escolhidos vão disputar as provas de Chicagoland, New Hampshire e Dover, para eliminar os quatro com menos pontos e sem vitórias. Esses entram com 3000 pontos na fase “Contender 12”.

Nessa segunda fase os 12 que permanecerem no Chase vão disputar as provas de Charlotte, Kansas e Talladega. Novamente são eliminados os quatro com menos pontos e sem vitórias. Esses entram com 4000 pontos na fase “Eliminator 8”.

Nessa terceira fase os 8 que permanecerem no Chase vão disputar as provas de Martinsville, Texas e Phoenix. Novamente são eliminados os quatro com menos pontos e sem vitórias. Esses entram com 5000 pontos na fase final, denominada de “Championship 4” – isto é, a grande final da Nascar Sprint Cup de 2016.
.

..

Acompanhe por aqui a evolução, corrida à corrida, do Chase 2016:

Evolução da Decisão do Chase da Sprint Cup:

O Chase 2016 completou sua caminhada, finalizando a temporada 2016 da Nascar Sprint Cup pelo oval de Homestead – que assinalou o fim da fase final do Chase -, no dia 20 de novembro. Acompanhe aqui a evolução dos pilotos etapa a etapa.

E o grande campeão de 2016 foi Jimmie Johnson, que chegou ao heptacampeonato, algo que só dois outros pilotos tinham alcançado.

Johnson disputou todos os 13 Chase já utilizados pela Nascar, como método diferenciado – tipo os Play-Offs de outros esportes norte-americanos – e se sagrou campeão sete vezes, embora não tenha sido campeão nas temporadas de 2014 e 2015..

Obs.: clique na imagem abaixo para ampliá-la

 

Curiosidades deste ano:

1. Pela primeira vez na história da Nascar, dois pilotos estreantes passaram para o Chase: Chase Elliott e Chris Buescher;

2. Jimmie Johnson é o piloto com mais participações no Chase (12 até 2015) – ele foi para todas as edições, desde a criação do Chase em 2004 e foi seis vezes campeão;

3. Jimmie Johnson é – por enquanto – o único piloto a vencer duas vezes em fases diferentes deste Chase (uma vitória na fase #2 e outra na fase #3);

4. Martin Truex Jr foi o único a vencer duas vezes na mesma fase (a primeira delas), mesmo assim foi eliminado na fase #2 – fato inédito nos últimos Chases;

» confira aqui Todos os Chases da Sprint Cup

Projeções para passar de fases por pontos

Com a experiência das duas primeiras edições do Chase neste formato, novidade que estreou apenas em 2014, consideramos que os pilotos precisarão atingir a pontuação abaixo para se garantir na próxima fase:

  • fase #1: mínimo de 2090 pontos (obs: em 2016 foram suficientes apenas 2075)
  • fase #2: mínimo de 3090 pontos (obs: em 2016 foram suficientes apenas 3079)
  • fase #3: mínimo de 4100 pontos (obs: em 2016 foram necessários 4108)

 

— FJPB —

Share this
No Comments - Leave a comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisa Especial

Queremos saber sua opinião sobre o site SuperSpeedway. Para isso clique no link abaixo - é rápido, só 7 perguntas...

Pesquisa Especial - clique!

Drops de Notícias
Grupo PYPbr
Últimas Inclusões/Atualizações

Welcome , today is domingo, 20 de agosto de 2017